A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças.
Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.
Antigamente, a pediatria não existia como uma disciplina médica, pois a saúde das crianças ficava à responsabilidade das suas mães e das parteiras/obstetrizes. A partir do Renascimento começou a considerar-se as doenças das crianças como uma especialidade médica e, mais recentemente, no século XIX, a pediatria tornou-se um ramo científico.
A França e a Alemanha foram os primeiros países a desenvolver os conhecimentos e os serviços pediátricos modernos. Os hospitais infantis não tardaram em reproduzir-se pela Europa e pelos Estados Unidos, antes de se estenderem para outras regiões do mundo.
Existem diversas especialidades dentro da pediatria, como a odontopediatria (saúde oral). A hebiatria, por exemplo, é o ramo especializado nas doenças do adolescente e nos diferentes transtornos psíquicos (ansiedade e afins) e sociais que possam afectar a saúde durante a puberdade. Convém destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é o estado de pleno bem-estar físico, mental e social.